terça-feira, 6 de janeiro de 2009

trabalho de CLC

Escola secundária COM 3º C e B de Gil Eanes



Formação Modular – NS ESCOLAR

Turma Modular – A





ÁREA DE COMPETÊNCIA: Cultura, Língua e Comunicação




NÚCLEO GERADOR :





Formando: António Manuel Nunes Duarte





Formadora: Professora Antónia Mancha













Índice
Introdução 3
Os Trabalhos efectuados:
A Historia da Rádio 4
O que é a rádio? 5
O Aparecimento da rádio 5
A História da Rádio em Portugal 7
O Telemóvel 15
Qual o segredo do seu sucesso? 16
Como funciona? 16
Quem inventou o telemóvel 18
Alguns Problemas 19
História do Computador 20
Breve história do computador 21
Principais componentes 25
A Internet 26
Breve história da Internet 27
Problemas criados pelo uso generalizado da internet: 29
Conclusão/Síntese Reflexiva 30
Sitigrafia 32













Introdução:


Este trabalho é composto por quatro topicos, rádio, telemóvel, computador e a internet.
Os temas foram abordados de uma forma superficial sendo os seus conteúdos resumidos.
Por uma questão de facilidade de obter informação a internet foi a única fonte utilizada.
Foi elaborado para dar resposta ao tema curricular no âmbito da formação modular para adultos, integrados nas novas oportunidades.
No inicio as dificuldades fizeram-se sentir, mas com alguma vontade de aprender, passo a passo, se foi construindo um trabalho.
Das pesquisas e da vasta informação disponível na internet, é inglório ter que optar deixando para trás, belos textos.

Um agradecimento aos colegas e professora pelo bom ambiente de aula proporcionado.

Um especial agradecimento a professora Antónia Mancha pela paciência de aturar estes crânios em desenvolvimento.

Por ultimo, uma palavra á família, pelo estimulo e compreensão pelas horas de ausência, nestes meses que passaram e pelos meses que ai vêem,





























História da Rádio


Tecnologias de Informação e Comunicação

Formadora Antónia Mancha







Escola Secundária Gil Eanes
Lagos
Outubro 2008






















O que é a rádio?

A rádio é nem mais nem menos um equipamento que se liga á electricidade através de um fio ou pilhas. Envolvido em matérias tão diversos como plástico, madeiras ou mesmo metal, sempre com muito boa apresentação e que depois de ligando o botão sai de lá dentro som das mais variadas formas.

Mas como é possível tal estranho fenómeno acontecer?

O que é que realmente acontece, para que, em um qualquer lugar, um equipamento, ou melhor um conjunto de peças montadas com uma sequência lógica, nos faz ouvir uma boa conversa, as noticias, ou mesmo ter uma simpática musica para nos distrair?

Vamos então investigar.
Aquilo que todos nos conhecemos é o rádio ou seja o nosso receptor. Este equipamento tem a capacidade de descodificar as pequenas correntes eléctricas, sinais electromagnéticos que viajam á velocidade da luz através do espaço.
O que capta verdadeiramente estas ondas electromagnéticas é a antena, que tem que ter o tamanho correcto.
Temos seguidamente mais umas ligações que nos levam a um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e ou sinais digitais.
Em seguida, o sistema transforma em sons, para que possa-mos ouvir, ondas sonoras, sinais digitais e/ ou analógicos.
A título de curiosidade a nossa querida televisão é um outro exemplo de receptor.
Para que o nosso rádio capte o que quer que seja é preciso algo que faça a emissão das ondas electromagnéticas.
Estes equipamentos são os emissores ou o transmissor.

O rádio transmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas electromagnéticas, enviando-as para o espaço através de uma antena transmissora para que sejam recebidos por um radiorreceptor, por exemplo emissoras de AM, FM, ou de TV Alem do LW
O radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são, o telefone celular, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.
Além da radiodifusão, existem outras modalidades na utilização de equipamentos emissores de radiofrequência que influenciam nas radiocomunicações, tais como:
Radiotelegrafia – transmissão via morse, usada até 1970.
Radiotelefonia – usada por exemplo nos telemóveis.
Radioemissores – emissor sinais rádio com fins diversos, como os militares.
Radiogonometria – localização de emissão de radiofrequências.
Os rádio amadores são pessoas que usam as estações de radiocomunicações.
Depois desta abordagem, das varias variantes da rádio, importa saber, quem é que pode ter rádio, ou fazer emissões de rádio.
Existe a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social foi criada pela Lei 53/2005, de 8 de Novembro, tendo entrado em funções com a tomada de posse do Conselho Regulador a 17 de Fevereiro de 2006.
De forma a alcançar o seu objectivo primordial - a regulação e supervisão de todas as entidades que prossigam actividades de comunicação social em Portugal a ERC foi constituída como uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, com natureza de entidade administrativa independente.

Supervisão dos meios de comunicação social:
Compete à ERC assegurar o respeito pelos direitos e deveres constitucional e legalmente consagrados, entre outros, a liberdade de imprensa, o direito à informação, a independência face aos poderes político e económico e o confronto das diversas

correntes de opinião, fiscalizando o cumprimento das normas aplicáveis aos órgãos de comunicação social e conteúdos difundidos e promovendo o regular e eficaz funcionamento do mercado em que se inserem.
A ERC figura, portanto, como um dos garantes do respeito e protecção do público, em particular o mais jovem e sensível, dos direitos, liberdades e garantias pessoais e do rigor, isenção e transparência na área da comunicação social.

O Aparecimento da rádio
Em 1863, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas electromagnéticas. James era professor de física experimental.
Foi o alemão Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) que conseguiu provar o princípio da propagação radiofónica em 1887. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre.
Os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".
O italiano Guglielmo Marconi fundou a primeira companhia de rádio, em Londre, dando inicio á industrialização de equipamentos rádio.
Foi o primeiro a perceber a importância comercial da telegrafia.Até então o rádio era exclusivamente "telegrafia sem fio" - TSF, algo já bastante útil e

inovador para a época, tanto que outros cientistas e professores dedicaram-se a melhorar seu funcionamento.


Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly (França), por exemplo, inventaram o "coesor", um dispositivo que melhorava a detecção.
As inovações continuavam a surgir... o rádio evoluía rapidamente !Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito eléctrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia seleccionando a frequência desejada.Lee Forest, desenvolveu a válvula tríodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong empregaram o tríodo para amplificar e produzir ondas electromagnéticas de forma contínua.
No dia das bruxas, a rádio americana CBS, apresenta o programa "A Guerra dos Mundos", com Orson Welles, que simula uma invasão de marcianos aos Estados Unidos. O realismo era tal que uma onda de pânico percorreu o País. O locutor anunciava: "Atenção senhoras e senhores ouvintes... os marcianos estão invadindo a Terra...". A emissora teve que interromper a transmissão tal foi a confusão.
A Historia da Rádio em Portugal:
1878



A revista “O Instituto”, de Março, publicou um artigo do professor Adriano de Paiva com o titulo “A telefonia, a telegrafia e a telescopia”. De salientar que a invenção da televisão foi baseada nalgumas das teorias de Adriano de Paiva.

1901
A 12 de Fevereiro de 1901, o jornal “Diário de Notícias” dava conta do interesse do governo português na Telegrafia Sem Fios para fins comerciais, tendo incumbido a Direcção Geral dos Correios e Telegraphos de adquirir os aparelhos de T.S.F., que podiam ser do sistema Marconi ou de outro semelhante e realizar uma experiência entre o castelo de S. Jorge e Palmela. Segundo o governo estes aparelhos seriam depois colocados noutros locais onde seriam úteis à navegação ou ao comercio.
Estas experiências não chegaram a ser efectuadas e o material que chegou a Portugal foi destinado ao exército.
A 9 Março é feito o primeiro contacto via rádio (em Morse), em Portugal, entre o Forte da Raposeira, na Trafaria, e o forte do Alto da Ajuda. Foram operadores desta primeira ligação o capitão João Severo da Cunha e o tenente Pedro Alvares.
Nas manobras militares navais conjuntas com navios da armada inglesa, a 19 de Agosto, trocaram-se mensagens via T.S.F. entre o cruzador “D. Carlos” e navios ingleses.
São aprovados em finais de Dezembro, os princípios gerais dos Correios e Telegraphos. Juntamente com estes decretos são aprovados outros que «(...) limitam no governo o direito de executar experiências e ensaios de telegraphia, eléctrica ou de outra espécie, compreendendo neste exclusivo a telegraphia sem fios.(...)».

1903
O navio mercante “Portugal” é equipado com um sistema de T.S.F. da marca Slaby & Arco, tornando-se no primeiro barco civil português equipado com um sistema de telecomunicação sem fios.

1905
A Direcção Geral de Telegraphos, Correios e Telefones firmou um contrato provisório com a Eastern Telegraph para a montagem de postos radiotelegráficos nos Açores, que passou a definitivo em 1907

1908
A 10 de Julho é publicada uma lei sobre a T.S.F. proibindo o seu uso fora do estado.



1911
Em 25 de Maio, é criada a Administração Geral dos Correios e Telégrafos, que fica incumbida e passar as licenças para radiotelegrafistas.

1912
Alberto Carlos de Oliveira é reconhecido oficialmente como o primeiro radiotelegrafista português amador. Operava em Cabo Verde na Cidade da Praia


1914
Em Lisboa, Fernando Cardelho de Medeiros põe em funcionamento um emissor de rádio com capacidade de transmitir em fonia.
Na primeira emissão Fernando Medeiros disse: «Está Lá? Ouve Bem?» O único “senfilista” à escuta, o Dr. Lomelino, ouviu-o numa Galena a 100 metros de distância.
Fernando de Medeiros voltou a emitir no dia do seu aniversário, a 24 de Abril, mas desta vez com música - ligou uma grafonola ao microfone e emitiu o “Festival de Wagner. Foi ouvido por 3 “senfilistas”.


1916
No decorrer da I Guerra Mundial o radiotelegrafista Alberto Carlos de Oliveira serve de posto intermediário entre a esquadra britânica no Atlântico Sul e o almirantado em Londres. As mensagens chegavam por cabo submarino ao arquipélago de Cavo Verde e eram retransmitidas, via TSF, para a esquadra britânica.
Com a entrada de Portugal no conflito mundial, o Corpo Expedicionário Português colocou em cada divisão do exercito uma secção de Telegrafia Sem Fios. Dois oficiais operavam o posto de T.S.F..

1917
A estação P1AB


A José Joaquim Sousa Dias de Melo é atribuída licença de posto de T.S.F. e este transmitiria com o código de chamada “P1PS”. J. J. Sousa Dias de Melo obteria mais tarde a licença “P1AA” e, após um interregno na actividade, “P1AB”.

Antena de P1AB (no Rossio)

1922
A 2 de Junho é inaugurado o posto de T.S.F. da ilha da Madeira. Este posto ficou instalado no edifício da estação telegráfica do Funchal. No dia anterior foram feitas experiências em que se estabeleceu contacto com um vapor inglês, que navegava a 150 milhas, e com um barco português a 400 milhas de distância. Foi igualmente efectuado um contacto com a estação de T.S.F. de Lás Palmas, nas ilhas Canárias.

1924


Aparece em Lisboa o posto emissor “P1AA” pela mão de Abílio Nunes dos Santos. Este posto começou por designar-se por “P1AA – Rádio Lisboa”. No ano seguinte designar-se-ia por “CT1AA – Rádio Portugal”. Por esta altura as emissões ainda eram irregulares.

Em Maio, é fundado o Rádio Clube de Torres Vedras por quatro audiófilos locais. Esta associação tinha como objectivo ouvir as emissões regulares provenientes do estrangeiro e as que, esporadicamente, eram feitas em Portugal.


A 9 de Novembro, sai o primeiro numero da revista “T.S.F. em Portugal”. Esta revista surgiu devido a um número cada vez maior de aficionados das comunicações sem fios em Portugal. Em Espanha já existia uma revista idêntica, desde 1923, com o nome de “Telegrafia Sin Hios”.

1925
A 07 de Maio a Administração Geral dos Correios e Telégrafos manda selar os postos emissores. O governo desconfiava que estas estações poderiam ter enviado notícias falsas para o estrangeiro sobre tentativa de golpe militar de 18 de Abril.
A Sociedade Portuguesa de Amadores de T.S.F. fez várias petições junto das autoridades competentes e a 2 de Julho os postos emissores puderam voltar a emitir.

1926
Em Dezembro é fundada a REP - Rede de Emissores Portugueses. Ainda hoje a R.E.P. representa os radioamadores portugueses.

Na cidade Invicta é fundada a Rádio Porto.

1927
Coimbra vê aparecer o seu primeiro posto de rádio: o “CT1CZ – Rádio Coimbra”.
O Rádio Clube de Portugal, uma associação de amadores de rádio, é fundado em Outubro. Um dos seus fundadores foi Fernando Cardelho de Medeiros.
O governo cria debaixo da tutela dos C.T.T. a Direcção dos Serviços Radioeléctricos e autoriza a aquisição de um emissor de Onda Média e outro de Onda Curta. Este diploma declara ainda «(...) monopólio do Estado todos os serviços de
radiotelefonia, radiodifusão, radiotelevisão e outros que venham a ser descobertos e se relacionem com a radioelectricidade».
A publicidade é proibida na rádio neste ano. Pressões de alguns postos emissores, que diziam que se tratava de pura especulação comercial, levaram a esta decisão governamental. Foi muito difícil para as estações de radiodifusão sobreviverem nestas condições.

1932
António de Oliveira Salazar difunde através do posto de T.S.F. militar “Rádio Ajuda”, que pertencia ao Regimento de Telegrafistas, o discurso comemorativo do 6º aniversário da revolução nacional.

Começam as emissões experimentais da “Emissora Nacional” em Onda Média.

A revista “Renascença - Ilustração Católica”, no n.º 45, que saiu a 1 de Fevereiro, lançou a ideia de «(...) um posto emissor ao serviço dos católicos (...)»,

Já na vigência do Estado Novo é constituída a Comissão Administrativa dos Estúdios das Emissoras Nacionais. Um estudo levado a cabo em 1933, e apresentado na lei orgânica da “Emissora Nacional”, declara que nesse ano o número de radiouvintes não ultrapassava em muito os dezasseis mil, sendo essencialmente urbanos, distribuídos pelas cidades de Porto, Lisboa, Coimbra e Braga. Claro que não era alheio ao facto dos ouvintes serem na esmagadora maioria citadinos a quase nula electrificação dos meios rurais.

1935
Em Janeiro foi feita em Coimbra a primeira transmissão em Portugal de um encontro de futebol. O estudante de Direito e radioamador António Madeira Machado (CT1HZ)

efectuou o relato do desafio entre a Associação Académica de Coimbra e o União de Coimbra desde o campo de Santa Cruz.
A 4 de Agosto nasce oficialmente a “Emissora Nacional de Radiodifusão”, actual “R.D.P. -Radiodifusão Portuguesa”.

1936
Iniciam-se em Junho as emissões experimentais da “Rádio Renascença”, em Onda média, e em Janeiro do ano seguinte as emissões em Onda Curta.


O “Rádio Clube Português” obtém autorização para a exploração de publicidade radiofónica.


A revista “Rádio Nacional”, publicação da “Emissora Nacional.”, é publicada pela primeira vez.



1937
Com o rebentar da guerra civil espanhola, o “Rádio Clube Português” passou a dar apoio a Franco. A voz de Marisabel de La Torre de Colomina torna-se o símbolo emblemático do apoio daquela emissora aos rebeldes franquistas.
É finalmente inaugurada a “Rádio Renascença”.


1939
A 21 de Setembro o Decreto - Lei: nº29.937 suspendia o funcionamento de todas as estações emissoras de amador, devido à guerra.

Principia na ”Emissora Nacional” o programa "Que Deseja Ouvir?", título que mais tarde mudou para "Que Quer Ouvir?". Teve como apresentadores Artur Agostinho (1946), Nuno Fradique (1954) e Moreira da Câmara (1957).
Começa a ser transmitido, pela “EN”, o programa "Hora de Arte", dedicado aos operários e que antecede o "Serão para Trabalhadores", cujo primeiro locutor foi Jorge Alves. Em 1945 o apresentador passou a ser Artur Agostinho e nos anos 50, Fernando Frazão.

1940
Transformação da “Emissora Nacional” num organismo autónomo, com separação dos CTT (Decreto - Lei nº30752).

1941
Os radioamadores portugueses, embora estivessem proibidos de trabalhar desde 21 de Setembro de 1939, abriram as suas estações para colaborarem com as entidades oficiais no auxílio às vítimas do ciclone que assolou o país e que provocou o caos nas comunicações oficiais.
Inauguração dos estúdios do Porto da “Rádio Renascença”.

1947
Em Outubro o Orfeão Académico instalou na Associação Académica uma aparelhagem sonora transmitindo, música gravada, palestras e notícias através de um circuito interno de áudio com altifalantes nas cantinas e átrios das faculdades.
Em Junho termina a proibição de funcionamento das estações portuguesas de radioamador, por motivo da Segunda Guerra Mundial.
A 29 de Julho é publicado o Regulamento dos Postos de Amador. (Dec. - Lei 36.438).

1951
A 11 de Agosto, início da “Volta a Portugal” em bicicleta, começa a carreira de "Os Companheiros da Alegria", realizado por Igrejas Caeiro e transmitido pela Onda Média do “Rádio Clube Português”. Igrejas Caeiro, havia sido contactado pelo jornal "Diário do Norte" que nesse ano organizava a "Volta", para fazer, no final de cada etapa, um espectáculo de variedades. O popular locutor, deslocou-se a França onde adquiriu um autocarro para deslocação de toda a sua equipa, contratou dois operadores de som, Álvaro Espírito Santo e José Manuel Ribas Martins, e concebeu o espectáculo. A estreia foi no Porto, no Teatro Carlos Alberto.

1954
O “Rádio Clube Português” dá início, em Portugal, às emissões em Frequência Modulada, instalando um emissor, construído por técnicos da estação, num edifício da rua Joaquim António de Aguiar, onde a Empresa Philips Portuguesa tinha a sua sede na altura.

1955
Surge um programa para jovens na “Emissora Nacional: "O Arauto", de Noel Arriaga e Odette de Saint-Maurice. Posteriormente, Odette de Saint-Maurice, escreveu e dirigiu "Estrela da Tarde", "Tempo de Juventude" e "O Falcão". Foram cerca de 20 anos dedicados a programas para jovens.

1958
Efectua-se o arrendamento de uma garagem na rua Sampaio e Pina, em Lisboa, para instalar os estúdios e demais serviços do “Rádio Clube Português”. Neste local viriam a funcionar, após a nacionalização da rádio, os Serviços de Informação da RDP, (RDP1-RDP2-RDP3-RDP4 e RDP - Internacional).
Actualmente funcionam neste edifício os estúdios e demais serviços da “Rádio Comercial”.

1964
Começa a ser transmitido pelo “Rádio Clube Português”, o programa "Diário Rural" que durou até 1993, ou seja 29 anos. Foi realizado por António Costa Macedo e por falecimento deste em 1988, por Carlos Rebelo a partir de 1989. Contou sempre com a presença do célebre "Senhor Messias", natural de "Quadrazais", figura criada e interpretada por Armando Grilo, técnico de exploração da estação. Foi o programa pioneiro dedicado exclusivamente aos agricultores.

1966
Mais uma vez o “Rádio Clube Português” inova e faz a primeira reportagem utilizando um helicóptero. Esta reportagem foi feita por Luís Filipe Costa, na cobertura do Circuito Automobilístico de Monsanto.

1967
Vítor Espadinha, que residiu em Londres 12 anos, traz para a rádio em Portugal a irreverência da “Rádio Caroline”, uma estação pirata inglesa. O seu programa “Europa” não foi lá muito bem visto pelo governo e pela igreja.

Neste mesmo ano, inovaram a cobertura do Circuito Automóvel de Vila Real, fazendo a reportagem em simultâneo de um estúdio instalado no perímetro do circuito, de um helicóptero e de um dos automóveis concorrentes. O corredor escolhido foi Francisco Santos que através de um radiotelefone instalado a bordo, ia comentando a corrida, vista do interior. Só que, porque a ideia surgiu à última hora, não foi possível, durante a madrugada, arranjar um interruptor que permitisse ligar e desligar o microfone, por isso foi utilizado o microfone habitual do aparelho. Quando os comissários de pista descobriram que Francisco Santos só podia conduzir com uma das mãos, tomaram a atitude sensata de o mandar "encostar à box" e foi a desclassificação.

1974
País estava mergulhado no obscurantismo da ditadura, a guerra colonial fazia as misérias do povo, vivia-se ao nível do terceiro mundo enquanto, aqui ao lado, a Europa se desenvolvia a passos largos.
Com este cenário às 3 horas e 12 minutos do dia 25 de Abril, um grupo de militares ocupa os estúdios de Lisboa do “Rádio Clube Português”, transformando-o no "Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas".



1975
São nacionalizadas as rádios em Portugal, com excepção da “Rádio Renascença”, “Rádio Altitude” e da “Rádio Pólo Norte” que se passaria a chamar mais tarde “Rádio Clube do Centro - Emissora das Beiras”.
Com a nacionalização das rádios em Portugal, é criada a “E. P. R. - Empresa Publica de Radiodifusão”.

1976
A “Emissora Nacional” passa a designar-se por “R.D.P.- Radiodifusão Portuguesa”.

1977
Começam a aparecer as primeiras “rádios piratas” em Portugal. A “Rádio Juventude” começa a emitir clandestinamente a partir de Odivelas.

1978
A 12 de Dezembro aconteceu a primeira greve dos jornalistas de rádio e a segunda dos jornalistas em geral (Imprensa e Televisão). Este era apenas um acto simbólico, já que a paralisação só teve a duração de uma hora. Os jornalistas de rádio paralisaram entre as 09h e as 10h, no turno da manhã, e entre as 17h30 e as 18h30, no turno da tarde. A greve teve uma adesão da ordem dos 100%.

1979
Ano do aparecimento, na “Rádio Comercial", de quatro programas que marcaram a rádio da época: "A Grafonola Ideal" e "A Febre de Sábado de Manhã", de Júlio Isidro, "Flor do Éter", de Hermano José e "O Passageiro da Noite", de Cândido Mota.

1982
Após um aumento discreto desde 1977, outras estações piratas de radiodifusão, vão aparecendo em Portugal. Há notícias de que terão estado em funcionamento, entre 1977 e 1988, perto de 800 estações piratas de radiodifusão.

1984
É publicado, finalmente , o Decreto - Lei 167/84 de 22 de Maio, que institui o Estatuto da Radiodifusão Portuguesa, EP.
A 17 de Junho começam as emissões experimentais da “TSF - Rádio Jornal”, só em Lisboa e não legalizada.
1986
É atingido o pico de rádios piratas em Portugal.
Estreiam-se na “Rádio Comercial”, um novo programa de Herman José: "Rebéubéu Pardais ao Ninho", outro de Luís Filipe Barros, "Rock em Stock" e em Novembro começa a apresentar "À Volta da Meia - Noite".

1987
A “Rádio Renascença” inaugura outro canal nacional em F.M. estéreo: A “RFM”.
A 11 de Março, surge a Lei-quadro de Licenciamento de Estações Emissoras de Radiodifusão (Lei 8/87).
Calcula-se que neste ano emitam clandestinamente entre 500 e 800 rádios.
Processo de legalização das "rádios piratas” portuguesas, para participarem na legalização teriam de deixar de emitir em 24 de Dezembro. Todas as rádios "Piratas" encerraram, centenas nunca mais voltaram a emitir, só seriam legalizadas cerca de 50%.

1989
Rui Morrison põe de pé mais uma aposta da “Rádio Comercial”, "Morrison Hotel" e José Duarte, convida: "A Menina Dança?", também na “RC”.

1993
A “Rádio Comercial”, herdeira do “Rádio Clube Português”, é privatizada. Tinha estado até esta data integrada na “RDP”.

1998
Durante a “Expo 98” de Lisboa, a “RDP” inicia as emissões em Digital Áudio Broadcasting.
2003
Em Março, a Media Capital inaugura uma nova emissora com o nome de “Rádio Clube Português”, utilizando para isso as frequências da ex – “Rádio Correio da Manhã” no Sul e algumas rádios locais a Norte.
Embora use o nome do “RCP”, e se afirme como fundada em 1931, está muito longe do desempenho do “Rádio Clube Português” de Jorge Botelho Moniz e de Alberto Lima Basto.























O telemóvel







Escola Secundária Gil Eanes

Lagos
Dezembro 2008












Em Portugal, a taxa de penetração dos telemóveis já ultrapassou os 100%, ou seja, existem mais equipamentos que habitantes portugueses.
Com esta afirmação poderemos afirmar que o telemóvel é hoje um fiel companheiro de todos nos.

Foi descoberto em 1947 pelo laboratório Bell nos E.U.A.
Recordo que á sensivelmente dez anos atrás muitas pessoas criticavam o uso deste equipamento, sendo mesmo considerado um utensílio de vaidade.

Muitas empresas não aceitavam que um numero de serviço móvel fosse deixado como contacto.

Mas tudo mudou.
Agora com as sucessivas evoluções tecnológicas e preços mais reduzidos veio para ficar.

Acompanha-nos no trabalho, em casa, no carro, de ferias, no cinema, acompanha-nos por tudo e por nada.
Falta no entanto uma característica a este equipamento.

O bom senso de tocar nos locais e horas decentes, visto que os seus proprietários não o têm
Sempre que frequentamos um lugar publico, é já normal ouvirmos um telemóvel tocar.
Como é bom ouvir por vezes conversas que não valem o tempo que lhes dedicamos, mas como não temos mais nada para fazer enquanto esperamos, até nos distraímos.

Quem hoje em dia consegue viver sem o telemóvel? Há 15 anos atrás esta realidade era quase ficção científica! Estamos bem longe dos aparelhos de tamanho monstruosos, de preço exorbitante, guardados apenas para uma elite.

1. Qual o segredo do seu sucesso?

Em primeiro lugar trata-se de um equipamento de fácil manuseamento, sendo extremamente cómodo transportá-lo no bolso. Põe em contacto com quem quer que seja, onde e quando apetece;

Em segundo é fiável: nos espaços mais densamente habitados a sua captação é praticamente total. As empresas vão melhorando as falhas e pouco faltará para a captação ser geral.

Em terceiro e não menos importante um telemóvel não é só um telefone de mão;
É um telefone, relógio, agenda, calculadora, conversor de moeda, cronómetro rádio, T.V., GPS, máquina fotográfica, vídeo, etc.

2. Como funciona?
um telemóvel não é realmente um telefone, mas um aparelho de rádio que funciona de um modo análogo a um rádio amador, ou um CB portátil, usando as ondas electromagnéticas. A grande diferença está no facto de a banda CB usar apenas uma frequência para falar e para ouvir, o que leva a que quando está alguém a falar o outro lado só pode ouvir e vice-versa. Um telemóvel utiliza duas frequências diferentes: uma para falar e outra para ouvir, permitindo uma conversa normal. Um rádio CB tem 40 canais, um telemóvel comunica através de milhares. Nas décadas de 70 e 80 foi inventado o sistema de células. Alguém se lembrou, um dia, que as cidades poderiam ser divididas em espaços mais reduzidos, círculos de transmissão chamados células, o que permitia o uso extensivo das frequências em todas as cidades, sem problemas, atra-
vés da reutilização.Como é que isto acontece?

A operadora reparte a área em vários espaços, em várias células, normalmente hexagonais, como num jogo de mesa, criando uma imensa grelha de hexágonos. Em cada célula existe uma estação transmissora, tipicamente, uma antena simples. Cada célula consegue utilizar várias dezenas de canais, o que significa a possibilidade de várias dezenas de pessoas estarem a comunicar ao mesmo tempo em cada célula. Quando uma pessoa se movimenta de uma célula para outra, passa a utilizar a frequência da nova célula, deixando-a livre na célula anterior para ser usada por outra pessoa.Como as distâncias de transmissão não são muito grandes, os telemóveis podem transmitir com pouca energia, logo, com pequenas baterias que permitem um tamanho e um peso reduzido. São portanto, as células, que tornam possíveis os telemóveis como os conhecemos hoje. Daí a expressão: telefones celulares.

Esta situação aparece muito nos filmes quando se desmascara o álibi dos criminosos, por serem apanhados em determinado sítio, pois efectivaram uma chamada de telemóvel que foi captada pela torre “X”
No futuro próximo, surgirão os telemóveis com transmissão de impulsos.
Enquanto os telemóveis de 1ªGeração (Analógicos) e de 2ª Geração (Digitais) transmitem através de um fluxo contínuo de ondas de rádio, os telemóveis do futuro transmitirão em minúsculos ciclos de informação. Com esta tecnologia, os telemóveis operam como se transmitissem em Código de Morse a alta velocidade, em que cada ciclo corresponde a um traço ou um ponto e em que a velocidade corresponde a 40 milhões de traços e pontos por segundo.Desta maneira, os telemóveis conseguirão transmitir enormes quantidades de informação usando pouca energia para obter melhor qualidade de transmissão
Desde os primeiros rádios usados pela polícia em Chicago até agora, os telemóveis foram classificados em gerações.
Classificação das gerações de telemóveis:
Primeira geração (1G), analógica era usada apenas para falar.
Segunda geração (2G), O sistema digital GSM (Global System for Mobile) Os telemóveis digitais, apesar de usarem a mesma tecnologia rádio já explicada, convertem a voz em códigos digitais de 1s e 0s e comprimem-na, de tal maneira que cada telefonema ocupa 3 a 10 vezes menos espaço do que um telefonema analógico, para além do que permite uma maior manipulação de dados para os encaixar em espaços adequados, o que aumenta drasticamente as capacidades dos sistemas.
Terceira geração (3G) permite enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendente até então não disponível para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler e-book a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.” A maioria dos novos modelos possui alguma forma de conexão com outros telefones - IrDA (infravermelho) ou Bluetooth. Essas tecnologias servem, principalmente, para envio de dados entre telefones.”[1]
Quarta Geração - O telemóvel tem um microprocessador que processa cálculos a grande velocidade, chamado um DSP, ou «Digital Signal Processor» (Processador Digital de Sinais). Este processador fará toda a compressão e descompressão dos dados à velocidade de 40 MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo). O microprocessador trata de todas as tarefas do teclado e do mostrador, lida com os comandos e controla os sinais da estação de base, para além de coordenar as restantes funções
3. Quais os seus componentes?
Como máquina, são compostos apenas de alguns componentes. São estes:
um microfone microscópico;
um altifalante;
um mostrador de cristais ou plasma;
um teclado;
uma antena;
uma bateria;
e uma placa de circuitos.
Um programa de software.
Quem inventou o telemóvel?
O inventor do telemóvel foi Martin Cooper, que era director de projecto na Motorola. “ Nasceu hoje DynaTACTM Cellular Phone, com 1089 gr de parto tardio, o primogénito da família telemóvel. Desde 1947 que seus pais tentavam este parto, mas só agora foi possível, desde que o Pai Martin Cooper resolveu incrementar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada. Filho e mãe encontram-se muito felizes”[2]Alguns Problemas dos Telemóveis



4 . Os telemóveis são aparelhos sofisticados que padecem de vários problemas, alguns são:
corrosão interna de alguns componentes por humidade excessiva ou telemóvel molhado;
calor extremo, num carro, por exemplo, pode danificar a bateria ou os componentes electrónicos;
frio extremo pode causar a perda momentânea do mostrador;
clonagem;[3]

Clonagem
A clonagem ocorre quando os impulsos de identificação do telemóvel são colhidos por um scanner alheio. Os códigos de identificação assim colhidos podem então ser usados para fazer chamadas que são contadas na conta do telemóvel original.


























História do Computador
(evolução – componentes – principais programas)
DR II




Escola Secundária Gil Eanes

Lagos
Dezembro 2008







Apresenta uma história é sempre complicado, mas aqui vai…
Era uma vez, há muito tempo atrás, no ano de 1947, um computador ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer).

Foi o primeiro. Com 30 toneladas de peso, ocupava várias salas. Os seus inventores, Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxílio nos cálculos de precisão necessários para a balística (demoravam varias horas passaram a ser feitos em 30 segundos!

Os primeiros computadores, eram constituídos por:
Máquinas de cálculo matemático (Charles Babage)
Máquinas de calcular (de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas)
Relés electromagnéticos
Válvulas tubo metálico de meia polegada, selado em vácuo dentro de um tubo de vidro, onde uma corrente de electrões pode passar entre os eléctrodos
Máquinas perfuradoras

O ENIAC era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado. Para o programar era necessário uma grande quantidade de mulheres ( formadas na Universidade da Pensilvânia cuja função era calcular manualmente as equações diferenciais necessárias para os cálculos de balística. O exército chamava a função destas pessoas: computadores).

O desenvolvimento dos transístores electrónicos entre 1952 e 1960 permitiu a criação de máquinas muito mais rápidas, mais pequenas e mais baratas. Ou seja, a construção de circuitos cada vez mais pequenos para que possam ser mais leves e despender menos energia, por terem menos superfície para a dissipação de energia por calor. Esta miniaturização permitiu que se tivesse a mesma capacidade de cálculo de um ENIAC na palma de uma mão. A diminuição do tamanho fez também diminuir a quantidade de energia necessária e o custo caiu com a produção em série dos novos processadores. A Texas instruments foi a primeira a anunciar a sua introdução, em 1954.

Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo e consumia meio watt e podia realizar 250 multiplicações por segundo, custando $300.
Em 1981 a IBM lançou no mercado o PC (Pedonal Computer) dirigido a utilizadores individuais que poderiam passar a ter na sua secretária uma máquina para uso exclusivo
Uma regra estatística que se tem verificado desde a invenção do primeiro computador é a Lei de Moore que diz: “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho”. Isto significa que em 2010 os processadores terão a velocidade de 50Ghz e em 2020 terão uma velocidade de 2000Ghz. Para os menos conhecedores desta área, os melhores computadores actuais (Novembro/2004) funcionam a 3,2Ghz...[4]

Fazendo um resumo da história e observando as principais etapas do seu desenvolvimento e do desenvolvimento dos principais programas temos a seguinte viagem no tempo[5]:

1947
ENIAC
1954
Texas instruments anuncia introdução transístor
1958
Jack Kilby criou o primeiro circuito integrado na Texas Instruments
1961
Criado o UNIMATE, primeiro robô industrial
1964
Thomas Kurtz e John Kemeny, professores do DartMouth College, criaram o BASIC, uma linguagem de programação de fácil aprendizagem.
1966
linguagens, entre BASIC, ALGOL e FORTRAN
1967
IBM constrói a primeira disquete.
1969
o exército americano interligou as máquinas da Arpanet, formando a rede que originaria a Internet.
1976
Steve Wozniak projectou o Apple I, o primeiro computador single-board.
1977
O Apple II tornou-se um sucesso no seu lançamento, em 1977, pelas suas características: circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos.
1979
Os programadores Daniel Bricklin e Robert Frankston, da Universidade Harvard, desenvolveram o VisiCalc, programa que tornou os computadores comerciais em computadores pessoais.
1980
A Seagate Technology desenvolveu o primeiro Hard Disk Drive para microcomputadores. O disco armazenou cinco megabytes de dados
1981
MS-DOS (Microsoft Disk Operating System) foi o software básico lançado para o PC da IBM
1982
Mitch Kapor desenvolveu o Lotus 1-2-3, software direccionado para o IBM PC.
1983
A Microsoft anunciou o processador de textos Word, e o Windows.
1984
William Gibson, em seu livro Neuromancer, inventou o termo "Cyberspace."
1985
Cd-rom 550 mg
1988
linguagem de programação C++
1989
SimCity, um jogo de vídeo game que utilizava uma série de simuladores
1990
A Microsoft anunciou o Windows 3.0,
World Wide Web nasceu quando Tim Berners-Lee, um pesquisador do CERN, desenvolveu o HTML (HiperText Markup Language).
1993
Apple apresenta Newton, o primeiro PDA(personal digital assistant).
1994
O primeiro browser da Netscape torna-se disponível e cria rapidamente um crescimento de "surfistas" da Web.
1995
Toy Story é o primeiro filme de longa-metragem inteiramente gerado por computador. Windows 95 é lançado. Linguagem java
1997
O computador Deep Blue ganha a Kasparov
1998
Windows 98 lançado por Bill Gates
1999
0 Linux é lançado. O número de pessoas que usam LINUX é estimado em mais de 10 milhões .
2001
O Linux Kernel é lançado. Lançado o Windows XP.
2002
A Ebay compra o sistema de pagamento PAYPAL um dos mais usados na internet.

Principais componentes:
O computador é como um puzzle. Tem várias peças:

Processador: é o dispositivo que traduz a sequência de 0 e 1 da linguagem de programação, em algo inteligível para o utilizador. trabalha com dois valores: a velocidade de processamento e a frequência de operação (ou clock), a qual diz quantas operações podem ser feitas por segundo

Mother board ou placa mãe: Coração do computador. Faz com que o processador comunique com as outras partes deste através de prontas ou slots (ISA, PCI e AGP) para a conexão das placas de vídeo som e modem; soquetes para a inclusão de memória e processador; portas seriais e paralelas; controlador de drive de disquete; interface mE; conectores para o teclado e fonte; portas USB; reguladores de tensão; BIOS e o chipset

Chipset: um conjunto de chips que funcionam em parceria, cada um executando uma função (um chip controla a memória, outro controla a interface me, etc.). Esse conjunto é a parte mais importante da placa-mãe, já que ele controla todo o fluxo de dados entre o processador, a memória RAM e os outros componentes

Portas: portas seriais, ou “ tomadas” no exterior da caixa do computador, onde se ligam os periféricos. Essas portas depois ligam á mother board através de cabos. As portas tipo USB são cada vez mais populares, pois permitem maior desempenho.

Memória RAM: par eu o computador funcione rapidamente, procura informação num dispositivo situado na placa mãe – a memoria RAM. Esta assemelha-se a um pente. Normalmente a placa mãe tem vários encaixes para permitir o aumento da memória RAM. O mínimo para funcionar é de 128 MB. O Windows XP por exemplo, já exige um mínimo de 128 MB para ser inicializado. Mas, se tiver apenas esse mínimo de memória, todas as operações realizadas ficarão prejudicadas, pois só o sistema operacional usará todo o espaço da memória RAM para processar rapidamente as informações cruciais ao funcionamento do sistema. Existem outro tipo de memórias como memórias DDR e Rambus, criadas para suportar o ritmo de trabalho de processadores poderosos como o Athlon e o Durou. Todos os dados aqui armazenados perdem-se quando se desliga o computador

Gabinete ou caixa – estrutura metálica que armazena, protege e refrigera todos os componentes físicos. Têm ventoinhas para esse fim.

Hard Disk, ou disco rígido, é um sistema de armazenamento de alta capacidade(que permite armazenar arquivos e programas) mesmo quando o computador está desligado. é composto por vários discos empilhados que ficam entram de uma caixa hermeticamente lacrada, pois como gira a uma velocidade muito alta, qualquer partícula de poeira em contacto com os discos, poderia inutilizá-los completamente. Por esse motivo, um disco rígido nunca deve ser aberto.

Placas de vídeo/imagem dispositivo responsável pela qualidade de imagem. advento dos games em 3D, e com softwares que necessitam de milhões de cores para serem eficientes, placas de vídeo com boa performance são essenciais para a operação dos computadores. Ao observar um ecrã pode-se detectar milhares de pequenos pontos acesos. Esses pontos são chamados de pixéis. A resolução é o número de pixéis na horizontal versus o número de pixéis na vertical. A maioria dos computadores rodam na resolução de 1024 por 768 pixéisO número de cores que um pixel consegue mostrar é chamado de color depth. Os color depths mais comuns são 16, 256, 16 milhões e 32 milhões de cores.

Placa de rede é necessária para se fazer uma rede entre computadores. Sem ela você não pode se comunicar com outros computadores

O modem é um aparelho que faz dois computadores se comunicarem entre si através de uma linha telefónica. A palavra MODEM deriva da combinação de palavras inglesas modulation e demodulation (Modulação e demodulação). No fundo é o aparelho responsável pela execução deste trabalho, pois é o que permite a ligação á internet.

Players CD, CR ROM e DVD – permitem a leitura, gravação de informação, musica filmes, jogos etc.

Placa de Som é responsável pela reprodução das imagens, a placa de som cuida da reprodução dos sons

Teclado periférico que permite a introdução de dados, dá instruções. Foi adaptado do teclado da máquina de escrever o QWERTY como o padrão de teclados no mundo. Mas no futuro os computadores não terão mais teclado, será por reconhecimento de voz, e tudo que se fala será “digitado” na tela. Enquanto esse tempo não chega teremos os problemas de movimentos repetitivos por uso dos teclados QWERTY.
Monitor . mostra o que está a ser processado.



























Internet


DR IV




Escola Secundária Gil Eanes

Lagos
Dezembro 2008










Ao longo da história, as sociedades têm vivido diferentes tipos de revolução.
Revoluções estas que nos foram, ensinadas pelos nossos professores, pelos nossos avós, pais ou amigos.

Todas estas são as revoluções dos outros, dos nossos passados, antepassados,” mais-que-ultrapassados”.
Vivo neste momento em plena revolução.

Não me refiro aos problemas políticos, às dificuldades económicas, às lutas pela educação, aos crimes noticiados, ao mal-estar em geral.
Todas estes problemas não são novidade, já foram vividos com maior ou menor intensidade na nossa querida sociedade

Mas a minha revolução, aquela que eu vivo, é a Internet.
Tudo começou com o Spectrum. Apenas para jogar, passar alguns momentos de brincadeira nos meus tenros anos de idade.
Era nesse momento um privilégio ter um computador, se é que poderemos chamar-lhe computador

Mesmo a nível empresarial, se recuarmos 30 anos apenas uma pequena percentagem de empresas utilizariam os computadores como instrumento de trabalho.

Hoje o computador e em consequência a Internet são um mundo á disposição dos nossos, sentidos, preferências, necessidades, ou ousadias.
Explorar a Internet é uma tremenda novidade recente.
Ao sabor de um clique, temos ao nosso dispor a informação global.
A Internet como a conhecemos hoje é um mundo de redes, estradas de comunicação, ligando computadores de todo o mundo, de conteúdos multimédia. Foi possível devido ao cientista Tim Berners-Lee e ao CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que criaram a World Wide Web, inicialmente interligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde académicas, interligando universidades.

Os computadores, domésticos ou estão ligados por cabo de fibra óptica, ou por transmissão via rádio a um super computador, que por sua vez está conectado a outros super computadores que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados. Além desses backbones[6], existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet.

Cada computador tem um endereço um nó de rede (um endereço IP público), que lhe é atribuído quando pedimos um acesso á internet. Assim, quando queremos enviar uma mensagem, esta percorre uma linha óptica ou via rádio até encontrar o terminal de destino, á semelhança do que acontece com os telefones.
A ICANN é a entidade que coordena a distribuição de identificadores únicos na Internet, incluindo nomes de domínio, endereços IP, portas de protocolos e números de parâmetros. Um espaço de nomes único e global é essencial para que a Internet funcione, para não haver conflito de nomes. A organização está localizada em Marina del Rey (Califórnia, Estados Unidos), mas é mantida por um grupo internacional de directores de diferentes comunidades, técnicas, comerciais e académicas.
Quando enviamos um e-mail – correio electrónico, é como se enviássemos uma carta, só que em vez de usarmos meios humanos, usamos rede de cabos eléctricos para o fazer chegar ao destino. E Este sistema é bastante seguro, pois os dados são encriptados. Vem perdendo adeptos entre os utilizadores pessoais para serviços como mensagem instantânea e redes sociais devido ao dinamismo e pluralidade de opções fornecidas por esses dois: chat, e mensageiro instantâneo
Há uma vasta gama de informação online em hipermédia, em super computadores. Quando procuramos um tema, introduzimos palavras-chave num motor de busca que procura na “biblioteca global” temas relacionados, com o pedido. Para isto é utilizado os sistemas wiki fornecendo ferramentas como sistema de controle de versão e autenticação de utilizadores para a edição online de documentos.
Vários canais de televisão na Internet oferecem transmissão de áudio e vídeo em tempo real. O uso da webcam é possível para qualquer pessoa tornar-se um fornecedor de conteúdo de áudio e vídeo pela Internet em tempo real.
Esta rede ganha divulgação publica a partir de 1990, mas só começa a interessar o publico a partir de 1994. A partir dai o crescimento da rede e o seu uso foi explosivo.
De acordo com dados de Março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial[1] (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).
A empresa Nemertes Research Group concluiu que a rede mundial poderá sofrer um colapso em 2010, pois a actual estrutura não comportará o volume de dados nos próximos anos.[7]
Tudo começou durante a guerra fria. Os EUA queriam assegurar-se que em caso de ataque nuclear as suas informações ficariam protegidas. Assim criou a APARNET, precursora da Internet, para criar uma rede de comunicação entre bases militares e o pentágono. Mais tarde, as universidades também se ligaram a esta rede. Era usado um sistema conhecido como comutação de pacotes, que é um esquema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos “pacotes”, que por sua vez contém partes dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a reconstrução da mensagem original.
Este sistema garantia a integridade da informação, caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões.
Dado o aumento das solicitações a rede deixa de ter capacidade para todos e é dividida em 2: MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares.
Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos. Na camada mais baixa está o Protocolo de Internet (Internet Protocol), pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro.
Na camada média está o TCP, UDP e ICMP. Esses são protocolos no qual os dados são transmitidos
Na camada mais alta estão os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações. Alguns dos protocolos de aplicação mais usados incluem DNS (informações sobre domínio), POP3 (recebimento de e-mail), IMAP (acesso de e-mail), SMTP (envio de e-mail), HTTP (dados da WWW) e FTP (transferência de dados). Todos os serviços da Internet fazem uso dos protocolos de aplicação, sendo o correio electrónico e a World Wide Web os mais conhecidos. A partir desses protocolos é possível criar aplicações como listas de discussão ou blogs.
Um exemplo de como a internet é hoje fundamental, é a execução deste trabalho. Foi realizado com base nas buscas efectuadas através de um motor de buscas que revelou sites/doc sobre o tema, e sites sugeridos pela formadora.
Há nitidamente uma mudança de hábitos nas pessoas, com o manuseamento da internet.

Deixou-se de recorrer ao suporte de papel, para a pesquisa e elaboração de trabalhos, de hábitos de leitura, podendo recorrer aos ebooks, de lazer, usando o computador para jogos, viagens virtuais – veja-se o “Google”, apostas, compras, etc.…
Portugal está a fazer um novo esforço de combate ao analfabetismo, mas desta vez informático!

Problemas criados pelo uso generalizado da internet:

Veracidade - Com a disseminar informações tão facilitada, é difícil controlar a veracidade de muitos conteúdos publicados

Problema de plágio – “Ao fazer uma cópia de um material da Internet, deve-se ter em vista um possível melhoramento do material, e, melhor, fazer citações sobre o verdadeiro autor, tentando-se, assim, ao máximo, transformar a Internet num meio seguro de informações.”[8]

Crimes diversos: pedofilia, difamação, crimes financeiros como o phishing (envio de e-mails com pedidos de actualização de dados bancários e senhas), vírus[9] ( programas informáticos normalmente anexados a emails) causam estragos. Roubos de dados por spywares[10], ou piratas informáticos.
Este trabalho foi feito com base no artigo da Wikipedia sobre a internet, consultado na internet em [1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet!





Síntese Reflexiva

Sobre os trabalhos apresentados, nomeadamente, a rádio, o telemóvel, o computador e a internet, todos eles abordaram temas interessantes de âmbito geral.
Gostei de perceber que a descoberta e o desenvolvimento do rádio levou a que outros equipamentos surgissem, com é o exemplo da TV, Telemóvel, Internet, etc.
Tudo começou em 1863 com James Clerck Mexwell, que demonstrou a provável existência das ondas electromagnéticas.
Mas se fizermos uma analise dos sucessivos inventos tecnológicos que se seguiram e a rapidez com que novos e mais poderosos surgem, poderemos interrogar-nos sobre o que vem a seguir.
Analisemos muito sucintamente as datas de algumas descobertas;
Em inicio de 1900 a rádio começa as suas emissões.
O primeiro telemóvel e o primeiro computado com 30 toneladas, surgem em 1947.
Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo e podia realizar 250 multiplicações por segundo.
Em 1969 surge a APARNET, o inicio da Internet.
No inicio de 1990 a World Wide Web inicia a sua expansão, tornando-se interessante em geral a partir de 1994/1996.
Se aceitarmos a Lei de Moore, como verdadeira que diz que a cada 18 a 24 meses é lançada uma tecnologia que duplica o desempenho, isto significa que em 2010 os processadores terão a velocidade de 50 GHz, em 2020 a velocidade será de 2000 GHz.
Para compreender melhor esta evolução, em Novembro de 2004 funcionavam a 3,2 GHz
Em resumo, podemos afirmar, que quando compramos um computador provavelmente esse já não será o mais actual.
È assustador verificar a rapidez da evolução deste tipo de equipamentos. Cada vez mais pequenos, mais poderosos, mais massificados e universais.
Será que a espécie humana depois de passar pelo Teocentrismo, Geocentrismo, teremos em seguida o Tecnologicocentrismo. Primeiro a máquina tecnologia só depois o Homem.
Em certos casos podemos afirmar que sim. Existe uma pequena percentagem de população que será já hoje dependente do computador, internet, para trabalhar, marcar uma viagem, fazer as suas compras, ver um filme, ver o saldo bancário, comunicar com um amigo, encontrar a sua alma gémea.
Mas esta nova corrente não é de todo global. Apenas 16% da população usa a Internet.
É com muita satisfação que hoje posso afirmar que pertenço a essa franja minoritária que usa a Internet mas não sou um Tecnologicodependente.
Existe muito mais mundo para além de um teclado e de um ecrã.
Foi graças a esta formação escolar, E.F.A., que desenvolvi mais competências no uso do computador.
Sempre tive receio de estragar, por isso, o uso da máquina era ocasional.
Agora, estrago mesmo.
Mas estrago, após estrago, tenho construído conhecimento e por isso “ já sou o melhor do meu apartamento”.
Sobre o trabalho desenvolvido foi muito importante a constituição do Blog profissional.
Foi também o que mais gostei.
Para além dos dados pessoais e da empresa pretendo introduzir mais fotografias de trabalhos realizados, ou outras que julgue interessante, par que quando consultado por clientes possa mostrar obra feita com o suporte de fotografias, referências, dar outras sugestões.
Constitui o Blog particular que me servirá para dar expressão aos meus pensamentos, poemas, meu humor. Quer sejam eles bons ou maus partilharei com o mundo.
Sobre as aulas, a formadora, os conteúdos, não consigo encontrar criticas ou sugestões que possam melhorar, aquilo que foi bom.
Recordo aquela aula, em que a formadora andava de um lado para o outro, aflita, porque não sabia o que havia de fazer perante a plateia. Falava, em excesso de velocidade.
Preocupada com os alunos, percebi que na altura havia poucas orientações e foram os professores lançados, sem preparação, para um esquema de ensino/ avaliações novos.
As criticas a apontar terão que ser aos formandos.
Porque os prazos para fazer os trabalhos são mais do que suficientes e é preciso ter consciência que esta conclusão de formação termina um 12º ano, que é trabalhoso.
Cada formando tem capacidades, experiências de vida diferentes e como consequência o espaço que sobra para o estudo, também é diferente.
No meu caso, nunca percebi a importância de me dedicar ao estudo.
Depois de perceber já era tarde e o tempo não volta.
Agora, as prioridades são outras sendo a escola um hobby, muito proveitoso.































Sitografia:
Sitografia do trabalho sobre a História da Rádio:


www.microfone.jor.br/história. htm 23/10/08

www.erc.pt 23/10/08

www.telefonia.no.sapo.org 23/10/08

www.pt.wikipedia.org 23/10/08


[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_celular

[2] http://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/11e099281685ce63 em 2008-12-09
[3] http://www.telemoveis.com/articles/item.asp?ID=14 2008-12-10
[4] http://www.inforquali.com/iq/pt/tutoriais/informativos/historia-dos-computadores.php
[5] http://www.museudocomputador.com.br/cronologia.php
[6] designa o esquema de ligações centrais de cabos a um super computador e deste a um sistema mais amplo
[7] http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet em 2008

[8] http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
[9] é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
[10] consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

Sem comentários: